Tuesday, October 04, 2005

Outras MÚSICAS


Estamos num país com fraca cultura musical, infelizmente. Basta olhar para “aquilo” que tem estado nos lugares cimeiros dos tops ultimamente. E sei que Portugal não é o único país onde isto se passa, pois certa “música” mais comercial e sem qualidade há-de sempre vender e fazer parte dos tops. Mas o que angustia é que em muitos outros sítios as pessoas compram “porcaria” mas também ouvem boa música, têm um mínimo de cultura musical que lhes permite distinguir entre aquilo que ouvem para entretenimento ou distracção e aquilo que de facto é música de qualidade. Não que a boa música não tenha também propósitos de entretenimento, antes pelo contrário, mas é mais densa e dá mais que pensar, algo que hoje em dia as pessoas já não se querem dar ao trabalho de fazer.
Mas pelos vistos a música em Portugal não é considerada cultura, pelo menos aos olhos dos responsáveis políticos, que continuam a taxá-la com o valor máximo e “suave” do nosso IVA: 21%

Cada um ouve o que quer, cada um faz da música aquilo que bem entender. Sei que muitos estilos de música nunca chegarão aos tops nem é com esse objectivo que muitos bons músicos por aí trabalham. Mas ao menos que as bandas de qualidade (que estão fora do circuito mainstream) não deixassem Portugal de fora das suas tournées europeias, simplesmente porque temos pouco público ou porque as promotoras têm medo de arriscar e preferem ter 3 datas cheias no Coliseu de D’ZRT e continuar a fingir que isto é que é bom para a nossa cultura musical. Não tenho nada contra esta banda portuguesa, é apenas um exemplo como muitos outros de que a qualidade já não interessa muito e cada vez mais se quisermos assitir a espectáculos de músicos conceituados mas fora do circuito mainstream temos que nos deslocar ao país vizinho. Sim, porque os grandes nomes que vendem muito ainda continuam a vir a Portugal, como por exemplo U2, Coldplay ou 50 Cent . Mas se quiser ver algo mais elaborado musicalmente, uns Dream Theater, um Joe Satriani ou alguns dos grandes nomes do jazz, bem posso pensar em viajar.
É triste, mas estamos em Portugal. Basta olharem para a programação das nossas televisões generalistas e os programas que têm mais audiência, ou reparar na recente campanha para as eleições autárquicas, e depois venham-me dizer que ainda vamos evoluir... Para onde???

No comments: