Thursday, February 09, 2006

Rock Encyclopedia Chapter 6

Clássicos do Rock - de 1980 a 2000
Capítulo 6: 1985



Quem não se recorda da célebre música “We Are The World”? Foi precisamente neste ano que saíu no álbum “USA For Africa: We Are The World”, uma das mais célebres tentativas de activismo e ajuda aos países pobres através da música. Participaram nas gravações 45 vocalistas, entre eles Michael Jackson, Stevie Wonder, Bob Dylan, Tina Turner ou Bruce Springsteen. Um gesto importante, mais pela parte simbólica e de solidariedade, do que propriamente pela qualidade musical.

Relativamente a lançamentos discográficos, pode-se considerar que 1985 foi um tubo de ensaio para muitas bandas testarem conceitos e abordagens que nos anos seguintes valeram muitas obras primas. Embora discutível, penso que a grande maioria dos álbuns lançados neste ano não foram assim tão importantes para o desenvolvimento do rock numa perspectiva histórica, pois os verdadeiros clássicos de bandas que lançaram discos em 1985 estavam ainda para vir. Para ser mais concreto vou dar alguns exemplos. Os Bon Jovi lançam “7800 Fahrenheit”, mas o grande êxito vai acontecer no ano seguinte com “Slippery When Wet”. Os Slayer, reis do trash metal, trazem “Hell Awaits”, um bom álbum mas que no entanto vai ser “esquecido” pelo lançamento do ano seguinte, “Reign In Blood”, talvez um dos álbuns mais marcantes e definidores do estilo. “Spreading The Disease”, dos Anthrax (que tiveram um papel bastante importante no desenhar de novas fronteiras dentro do heavy metal), ajuda a definir o estilo da banda, que acaba por lançar um dos seus melhores álbuns em 1987, “Among The Living”. E ainda mais exemplos poderíam ser dados, mas fico por aqui para não estender demasiado o texto. Para a história fica, sem dúvida, “Brothers In Arms” dos Dire Straits, o 6º álbum da banda inglesa.


Os Dire Straits, liderados pelo guitarrista/vocalista Mark Knopfler, começam a aparecer no final da década de 70, e estreiam-se com o álbum homónimo em 1978, que fica claramente marcado pelo extraordinário “Sultans Of Swing”, um dos maiores êxitos de sempre da banda. Mas foram precisos alguns anos para a banda assinar aquele que pode ser considerado um dos melhores e mais bem conseguidos álbuns da sua carreira, senão mesmo o mais apreciado. O estilo melancólico e as intrincadas malhas de guitarra de Knopfler tornam-se definitivamente imagem de marca dos Dire Straits e influência marcante no rock dos anos vindouros. Neste álbum temos clássicos como “So Far Away”, uma balada sobre o sofrimento amoroso, “Money For Nothing” (intro com memorável riff de guitarra), tema que fez sensação na MTV durante anos e que fala precisamente das estrelas de rock e da MTV, o épico “Brothers in Arms” sobre o flagelo da guerra na Escócia e ainda o “feeling” rock n’ roll de “Walk of Life”. Um álbum que vale definitivamente a pena (re)descobrir.


Até para a semana.
Keep on Rockin' in the Free World!

No comments: