Thursday, April 20, 2006

Rock Encyclopedia Chapter 15

Clássicos do Rock - de 1980 a 2000
Capítulo 15: 1994


De 12 a 14 de Agosto realizou-se a segunda edição do Festival Woodstock, em comemoração dos 25 anos sobre o evento original de 1969. Com o lema “Three more days of peace, love and music”, o festival teve um ambiente completamente diferente do Woodstock original e acaba mesmo por ficar conhecido como “Mudstock” devido às enormes batalhas de lama entre o público presente e algumas bandas. Os maiores nomes presentes foram Santana, Aerosmith, Peter Gabriel, Metallica, Green Day, Nine Inch Nails, Red Hot Chilli Peppers, Cypress Hill, Joe Cocker, entre outros.
Kurt Cobain suicida-se na sua própria casa, em A
bril deste ano, e a sua morte acaba por torná-lo num ícone da música rock em todo o mundo. Neste ano é editado “MTV Unplugged in New York”, até hoje um clássico dos álbuns ao vivo, e uma das maiores performances da banda antes da morte do seu frontman.


O quarto álbum dos Soundgarden acaba por ser o que mais sucesso teve na carreira do grupo originário de Seattle. “Superunknown” é um disco que revela uma banda no auge da originalidade e maturidade na composição, enquanto mantém as características da sonoridade do quarteto. O som grunge, com influências “Zeppelianas” e de heavy metal, marca o som dos Soundgarden, além das dissonâncias e compassos invulgares. Neste disco há também algumas incursões pela pop, no que é exemplo o hit single “Black Hole Sun”. Ao todo são 15 músicas, que ajudaram a elevar os Soundgarden a banda de culto. Sem dúvida um dos grandes discos desta década.


“Burn My Eyes” foi uma das grandes surpresas do ano. O disco de estreia dos Machine Head apresenta ao mundo uma sonoridade que rivaliza com os melhores álbuns de Pantera, e que consegue soar original ao mesmo tempo. Tarefa nada fácil para um primeiro disco, mas o que é certo é que os MH demonstram aqui toda a sua capacidade para compor, além de uma enorme coesão no resultado final. Os riffs de guitarra não podiam ter mais groove, a voz assenta que nem uma luva e a secção rítmica é bastante boa. É deste disco que saem temas como “Old”, “Davidian”, “A Thousand Lies” ou “Block”, que até à data continuam a ser dos melhores alguma vez editados pela banda.


Até para a semana.
How Does it Feel to Be Alive?!

No comments: