Sunday, December 18, 2005

No País Das Maravilhas




Gonçalo Pereira. Para muitos, um ilustre desconhecido. Quem o conhece sabe que é um dos maiores valores da música portuguesa. É impossível vê-lo tocar guitarra e ficar indiferente. Depois de muitos anos a tocar covers em bares e a tocar na banda de Paulo Gonzo, Gonçalo decidiu arriscar e lançou em 1998 o seu primeiro álbum a solo, “Tricot No País das Maravilhas”. Desde aí construiu uma sólida base de fãs que o têm seguido em “Upgrade” (1999) e “gonçalopereira@g_spot” (2003). Não vou aqui falar dos álbuns um a um. Gonçalo é um autêntico virtuoso das seis cordas e quem tiver curiosidade experimente ouvir aquilo de que é capaz. A reacção normal das pessoas a quem eu levei a ver concertos é ficarem de boca aberta ao vê-o tocar e perguntarem-se como é possível nunca terem ouvido falar dele. Pois bem, estamos em Portugal. Se Gonçalo Pereira fosse norte-americano provavelmente andaria nas bocas do mundo. A nível técnico não fica muito a dever aos grandes mestres da guitarra eléctrica contemporâneos, de Satriani a Steve Vai ou Eric Johnson. Quem já o viu tocar o imortal “Movimento Perpétuo” de Carlos Paredes em guitarra eléctrica(!!!) percebe porquê. Mas neste país tem que pagar do seu bolso para gravar os álbuns, e promoção é coisa que quase não se vê: a comunicação social está cheia de coisas como D’ZRT, artistas pimba ou hip-hop norte-americano. Música de qualidade não interessa muito falar, dá pouca audiência e ainda caímos no risco de poder educar um pouco as massas, no que a música diz respeito.
Mas o motivo deste post foi um DVD que Gonçalo lançou no mercado em Setembro deste ano. Intitulado “Another Day In Another World”, o disco inclui o concerto gravado no Hard Club em Gaia, e uma série de extras para melhor ficarmos a conhecer o artista, o seu estúdio e a sua música. Além disso temos ainda uma secção com aulas de guitarra do próprio mestre, e podemos aprender a tocar algumas secções das suas músicas (as partes mais fáceis, outras nem tanto...). A edição especial de dois discos traz ainda o último álbum de originais de Gonçalo, para quem não tem: “gonçalopereira@g_spot”.
Lançamentos destes são de louvar, num panorama musical tantas vezes marcado pela apatia ou pelo lançamento desmesurado de colectâneas e best of's apenas para fazer dinheiro (especialmente nesta época natalícia). Apesar de já haver dvd’s intrucionais de guitarra no mercado, este lançado por Gonçalo Pereira não deixa de ser inovador nalguns aspectos. Aconselhado a quem toca ou simplesmente gosta de guitarra eléctrica.
Mas o meu conselho é mesmo verem Gonçalo Pereira ao vivo. Tenho a certeza que vão ter a mesma reacção que falei há pouco: “Como é que nunca tinha ouvido falar dele?”. Penso que não há ainda datas de concertos confirmadas para os próximos tempos. Quando houver confirmações farei um post aqui no blog a avisar os possíveis interessados.

A outro nível, Gonçalo formou uma banda de rock chamada Blister que lançou o seu primeiro álbum em 2004, “Without Truth You Are The Loser”. Aqui não há espaço para muitos virtuosismos, apenas puro rock n’roll. Talvez por isso já tenham ouvido, sei que tem passado nas maiores rádios e um dos temas entra até na banda sonora de uma novela da TVI .

Mais informações: www.goncalopereira.pt

1 comment:

SGTZ said...

g'anda versão do paredes
fico à espera que a ponha a tocar aqui...