Tuesday, November 29, 2005

O Dia em que o Metal Morreu...


“Dimebag” Darrell, assim era conhecido o guitarrista de Pantera. Um dos mais inovadores e brilhantes guitarristas de metal de sempre. No dia 8 de Dezembro do passado ano "Dimebag" e a sua nova banda, os Damageplan, estavam no início de mais um concerto, em Ohio, quando um homem saltou para o palco e começou a disparar. Vários tiros atingiram o guitarrista, que se revelaram fatais. Um dos dias mais tristes de sempre para os fãs de heavy metal e de Pantera, em particular. Um acto cobarde, cruel, estúpido, acabava com a vida de um músico que tinha o maior gosto naquilo que fazía, e compositor de álbuns (com Pantera) que ficarão para sempre na história, como “Cowboys From Hell” ou “Vulgar Display Of Power”. O assassino acabou por ser alvejado pela polícia, depois de ter feito mais 4 vítimas mortais entre o público. Nunca ninguém saberá o motivo do seu acto, embora se fale que este tenha dito qualquer coisa sobre Pantera a Dimebag antes de começar a disparar. Os Pantera tinham-se separado, e alguns dos seus fãs mais hardcore ficaram bastante abalados, atirando culpas ora para Phil Anselmo (vocalista) ora para os outros elementos da banda.
Ninguém podería ficar indiferente a este acontecimento. Vince, irmão de “Dimebag” e ex-baterista de Pantera (na altura também com Damageplan), estava em palco essa noite. E assistiu ao cruel assassínio mesmo em frente a si, sem nada poder fazer. Há dias que não devíam existir, que devíamos conseguir apagar do calendário. Vince isolou-se do mundo e até hoje não recuperou. Phil e Rex, restantes elementos de Pantera, também têm dificuldade em seguir as suas vidas depois do trágico acontecimento. Afinal todos tinham um passado comum, muitos anos de dedicação a uma banda que ficará para sempre na história do metal.
Phil Anselmo, carismático vocalista, deu uma entrevista o mês passado, onde revela pormenores bastante interessantes sobre a sua vida com Pantera e a sua relação com “Dimebag” Darrell. Vale a pena ler... aqui.
Todos os colegas músicos que conhecíam “Dimebag” dizem que era uma pessoa que vivía a vida intensamente e tinha um talento como poucos. A sua influência é bem espelhada pela quantidade de músicos que lhe dedicaram umas últimas palavras e pensamentos. Podem ler no site oficial dos Damage Plan.
O que vale é que a música é eterna. Para sempre ficarão na cabeça os riffs de Fucking Hostile, Mouth For War, Cowboys From Hell, Cemetery Gates, entre muitos outros...

RIP Dime.
Serás sempre um dos melhores...

1 comment:

SGTZ said...

Não está no topo da minha lista dos melhores guitarristas, nem perto para ser sincero, mas lidera o ranking de VIOLÊNCIA!!! (atenção isto não é humor negro)