Friday, December 05, 2008

Medíocres? Não...

Os Coldplay foram processados por Joe Satriani, acusados de plágio; segundo Satriani, a música 'Viva la Vida', do último álbum dos Coldplay, incorpora "substanciais partes do original", o seu instrumental de 2004 intitulado 'If I Could Fly'.

O guitarrista entregou ontem a queixa no tribunal federal de Los Angeles e espera "todo e qualquer benefício" que possa ser atribuído à alegada infracção aos direitos de autor.

Os Coldplay foram esta semana nomeados para sete Grammy e 'Viva la Vida' está entre as nomeações a música do ano. Os créditos da música em causa incluem os quatro elementos dos Coldplay. O tema foi inspirado numa pintura da artista mexicana Frida Kahlo.

'Viva la Vida or Death And All His Friends' mantém-se no top nacional há 24 semanas consecutivas.

Por seu lado, 'If I Could Fly' faz parte do 10.º álbum de estúdio do famoso guitarrista, com o título 'Is There Love in Space?'.

Este não deixa de ser um episódio curioso entre dois 'pesos pesados' da música da actualidade. É que Joe Satriani é considerado unanimemente um dos melhores guitarristas da actualidade, com um total de 14 nomeações para os Grammy. Foi ainda professor de Kirk Hammett, guitarrista dos Metallica, a mais famosa banda de 'heavy metal' do mundo.

Apesar dos arranjos diferentes, as semelhanças melódicas entre as duas músicas são muitas. Nunca gostei dos Coldplay... este episódio confirmou a minha opinião sobre eles: uma banda mediana.

No comments: